Fonte: Ufo Case Book
Por: D. John Sutter
CNN dia 17 de Dezembro: Os astrônomos anunciou esta semana que encontraram um Planeta com água relativamente próximo ao planeta que é semelhante em tamanho à Terra.
Enquanto o planeta provavelmente é muito quente demais para suportar vida a atmosfera é semelhante ao encontrado na Terra, a descoberta está sendo anunciada como um grande avanço na busca da humanidade para a vida em outros planetas.
"O entusiasmo é grande por nós encontramos um mundo aquático em órbita muito próxima e uma pequena estrela", disse David Charbonneau, um professor de astronomia de Harvard e principal autor de um artigo sobre a descoberta, que apareceu esta semana na revista Nature. O planeta, denominado GJ 1214b, é 2,7 vezes maior que a Terra e orbita uma estrela muito menor e menos luminosa do que o nosso sol.
Isso é significativo, disse Charbonneau, porque durante muitos anos, os astrônomos quiseram supor que os planetas só seriam encontrados orbitando estrelas que são semelhantes em tamanho como o sol. "
Devido a essa suposição, os investigadores não gastaram muito tempo procurando planetas circundando estrelas pequenas, disse ele. A descoberta deste mundo "novo" ajuda a derrubar a noção de que os planetas semelhantes à Terra poderão constituir apenas em condições semelhantes às do nosso sistema solar.
“A natureza é simplesmente muito mais inventiva na tomada de planetas do que estávamos imaginando”, disse ele.
De certa forma, o planeta recém-descoberto estava sentado em frente de rostos astronômicos, apenas esperando por eles para olhar. Em vez de usar telescópios de alto-falantes conectados aos satélites, que manchou o planeta usando um amador de tamanho, 16-telescópio no chão.
Não havia razões tecnológicas a descoberta não poderia ter acontecido há muito tempo, disse Charbonneau.O planeta também é bastante próximo ao nosso sistema solar - apenas cerca de 40 anos-luz de distância.
Planeta GJ 1214b é classificado como uma "super-Terra", porque é entre um e 10 vezes maior que a Terra. Os cientistas já sabiam da existência de super-Terras de apenas um par de anos. A maioria dos planetas descobertos pelos astrônomos foram gigantes gasosos que são muito mais semelhantes a Júpiter do que para a Terra. Charbonneau, disse que é improvável que a vida no planeta recém-descoberto que seria similar à vida na Terra, mas ele não descartou totalmente a idéia. "Este planeta provavelmente não tem água em estado líquido", disse ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário